Programa Imobiliária, Sistema Imobiliário mais procurado


próximo anterior

Informativos » Legislação Imobiliária » Rendimentos Tributáveis - Aluguéis

18/01/2012

Como deve ser tributada a quantia recebida por locação de espaço físico em imóveis ou condomínios edilícios?

Como deve ser tributada a quantia recebida por locação de espaço físico em imóveis ou condomínios edilícios? As quantias recebidas por pessoa física pela locação de espaço físico sujeitam-se ao recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão) se recebidas de pessoa física ou de fonte no exterior, ou à retenção na fonte se pagas por pessoa jurídica, e ao ajuste na Declaração de Ajuste Anual.



Ressalte-se que, diante da inexistência de personalidade jurídica do condomínio edilício, as receitas de locação por este auferidas, na realidade, constituem-se em rendimentos dos próprios condôminos, devendo ser tributados por cada condômino, na proporção do quinhão que lhe for atribuído, na forma explicada no primeiro parágrafo. Ainda que os condôminos não tenham recebido os pagamentos em espécie, são eles os beneficiários dessa quantia, observando-se isso, por exemplo, quando o valor recebido se incorpora ao fundo para o qual contribuem, ou quando diminui o montante do condomínio cobrado, ou, ainda, quando utilizado para qualquer outro fim.



No caso de condomínio edilício, o pagamento pela ocupação ou uso de partes comuns (salão de festas, piscinas, churrasqueiras etc.) pelos próprios condôminos não é considerado rendimento de aluguel.



(Ato Declaratório Interpretativo SRF n º 2, de 27 de março de 2007)

Fonte Receita Federal

Comentários
voltar

Receba em seu e-mail
novidades do sistema.


Todos os direitos reservados by Kurole

Rua Tiradentes, 853 - Centro - Pradópolis - SP

(16) 3981-2502   (16) 3981-4509